Como fazer um Workshop Online em apenas 6 passos
- abcdigitaliscia
- 5 de jun. de 2021
- 4 min de leitura

Para quem gosta de pôr a mão na massa, nada melhor do que fazer um workshop. É uma excelente forma de transmitir conhecimentos práticos para um grande público. Porém, com a pandemia, tudo se complicou e até os workshops tiveram de se reinventar. Felizmente hoje em dia há uma enorme variedade de ferramentas de ensino à distância que permitem realizar estes eventos.
Por outro lado, os workshops online oferecem muitas vantagens como garantir um grande alcance de pessoas e uma divulgação alargada. Não surpreende que seja um modelo de ensino que só tem vindo a crescer, certo? Aproveita a moda. Lê este artigo e aprende a melhor maneira de criar um workshop online de sucesso.
O que é um Workshop online?
Um workshop online é um curso disponibilizado numa plataforma digital que tem como objetivo partilhar um conhecimento específico usando vídeos, imagens, textos, etc.
Normalmente tenta aprofundar um tema de uma maneira sempre mais interativa e prática. Pretende-se que os participantes desenvolvam atividades que posteriormente os irão ajudar a solucionar problemas na sua vida profissional.
Um workshop dura, em média, cerca de 2 a 5 horas, procurando apostar na plena absorção de conhecimento por parte dos alunos. Para além disso, costuma ser lecionado por um ou mais profissionais na área que dominam o tema em questão: marketing, culinária, escrita, teatro, fotografia, seja o que for.
Como criar um workshop online?
Criar um workshop online é muito simples! Principalmente se seguires este passo a passo. É garantido que o teu conteúdo vai chamar a atenção de tão competente e profissional que vai ser.
Acompanha-nos neste guia que preparamos especialmente para ti:
Definir o objetivo
Fazer o planeamento
Reunir os materiais necessários
Escolher a melhor plataforma
Divulgar
Disponibilizar certificados
1. Definir o objetivo
Antes de mais, tens de definir o objetivo do teu workshop online.
Queres aumentar a tua capacidade de networking num segmento específico de mercado? Melhorar o branding da tua própria marca? Ou até vires a ser um nome grande num assunto específico?
Independentemente de qual for o teu objetivo, é necessário ter um propósito que justifique a existência do workshop. Assim vai ser muito mais fácil definir o planeamento e as metas a atingir.
2. Fazer o planeamento
Já tens o teu objetivo definido? Então vamos começar a planear! É o momento de definir os aspetos mais importantes do teu workshop, como:
Qual vai ser o tema? Tens que acertar em cheio no tema! Mesmo que decidas falar sobre um assunto muito popular, pensa sempre em abordá-lo de forma relevante, inovadora e que desperte o interesse das pessoas.
Quem é o teu público? O teu workshop será para iniciantes ou pessoas com um nível mais avançado de conhecimento? Por outro lado, será para que idades? Se pensares nisto, vai-te ser muito mais fácil criar conteúdos adequados ao teu público.
Quem serão os formadores/formadoras? Procura formadores e/ou formadoras que consigam transmitir conhecimento de uma forma simples, interativa e interessante.
Será pago ou gratuito? Lembra-te do objetivo do evento. Estabelecer um preço pode ser interessante se o workshop for muito técnico, restrito ou se já for relativamente conhecido. Por outro lado, é possível oferecê-lo gratuitamente se for um evento simples ou se estiveres à procura de público.
3. Reunir os materiais necessários
Não adianta ter uma boa preparação e um conteúdo de qualidade, se os teus vídeos e áudios não forem percetíveis.
Não é necessário investir em equipamento de última geração, mas é preciso ter cuidado com a qualidade do material que usamos para transmitir o workshop.
Uma boa luz artificial ou até mesmo natural, um microfone de lapela e um telemóvel são equipamentos de fácil acesso que garantem que o teu workshop terá todas as condições para ser um sucesso.
4. Escolher a melhor plataforma
Agora é necessário escolher a melhor plataforma para o teu workshop. Esta será a responsável não só pela transmissão ao vivo, mas também por promover a interação entre alunos, participantes e formadores.
Procura por opções que sejam seguras, que aceitem vários formatos de conteúdo e que tenham um bom suporte, quer para ti, que és o criador, quer para os participantes do workshop online.
5. Divulgar
Após planeares e organizares o teu workshop, é preciso começar a pôr mãos à obra e divulgar.
Escolhe a dedo todos os canais em que sabes que o teu público está presente e aproveita-os: redes sociais, email marketing, etc. Desta forma vais conseguir alcançar mais pessoas de uma maneira eficiente.
6. Disponibilizar certificados
Por último, é MUITO importante, diríamos mesmo FUNDAMENTAL, premiar todos os participantes com um certificado.
Isto não só vai dar credibilidade ao teu workshop, como criar uma sensação de orgulho e autoridade aos participantes que, no futuro, podem vir a mostrar nos seus portfólios e redes sociais que têm competências nesta área.
Os certificados podem ser disponibilizados na própria plataforma, quando o participante finalizar o workshop, ou, melhor ainda, podem ser enviados por e-mail aluno por aluno de uma forma mais personalizada.
Conclusão
E agora? Estás apto para criar um workshop online sozinho com este passo a passo? Só precisas de alguns equipamentos muito básicos e de muita força de vontade. Depois é “só” fazer! Um workshop vai atrair muito público para a tua marca ou projeto. Estás pronto para começar?
O teu workshop vai ser sobre o quê? Em que plataforma? Com que formadores? Conta-nos tudo! Estamos curiosos. Como foi a tua primeira experiência de workshop? Queremos conhecer a tua história! Não nos deixes com a pulga atrás da orelha… Comenta já!
ABC Dicas, sempre contigo!
Comentarios